Casamento no campo: 10 dicas e inspirações para dizer sim em meio à natureza

O casamento no campo é muito bonito e marcante. Por estar próximo à natureza, seu cenário traz um toque de romantismo e rende lindas fotos. Ele é ideal para fugir da tradicional igreja e combina com noivos descontraídos. Confira dicas da cerimonialista Maitê Lanzarini, da Casa 23 Eventos, e inspirações para planejar um celebração especial.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o casamento no campo?

A principal característica do casamento no campo é a proximidade com a natureza. Esse tipo de evento pode ser organizado em sítios, chácaras e fazendas. Um espaço urbano com muitas árvores, grama e uma decoração campestre também se encaixa no conceito. Ao escolher o local, é importante pensar no deslocamento dos convidados e na infraestrutura oferecida caso acontece algum imprevisto climático.

Como fazer um casamento no campo?

“O casamento no campo é um sonho para muitas noivas, mas se não for planejado corretamente pode virar um pesadelo”, disse a cerimonialista Maitê Lanzarini. Para garantir que os noivos tenham um dia perfeito, confira as dicas da profissional que já realizou muitos eventos desse tipo.

1. Contrate um cerimonialista

Betânia Matos Cerimonial

Publicidade

Cerimonialistas, organizadores de eventos e assessores possuem a mesma função. A nomenclatura pode mudar de acordo com a região. Assim, “é recomendado contratar um cerimonialista para te ajudar nos preparativos, bem como para indicar os melhores fornecedores. Isso tornará o processo mais fácil e leve”, ressalta Lanzarini. O especialista também estará presente no dia do evento, coordenando os fornecedores e lidando com possíveis imprevistos.

2. Planeje o evento com antecedência

Quanto mais cedo você começar a planejar seu casamento, melhor. Assim, você conseguirá conciliar a data com os seus fornecedores favoritos, como local, decoração, buffet, fotografia, salão de beleza etc. Além disso, é uma ótima maneira de garantir a presença de todos os convidados, pois haverá tempo hábil para eles se programem.

3. Pense na logística do local escolhido

Villa Cini

Publicidade

Além de possuir um lindo cenário, o local escolhido precisa ser funcional. “Considere o acesso e onde os convidados podem se hospedar ao redor”, lembra Lanzarini. O acesso deve ser fácil e bem explicado para evitar atrasos. Pensando na segurança dos convidados, opte por locais que não sejam tão afastados da cidade ou que possuam hospedagem por perto.

4. Estabeleça um orçamento

Os noivos precisam informar ao cerimonialista o orçamento previsto para o evento. Assim, ficará, mais fácil escolher os fornecedores e investir de acordo com as prioridades do casal. Geralmente a organização financeira é realizada com muita antecedência.

5. Escolha um estilo para a decoração

kaleidoscope

Publicidade

O casamento no campo tem uma grande vantagem: o cenário lindo ao redor. Isso também pode te ajudar a economizar na decoração, já que a beleza da natureza contribui para um evento aconchegante. Segundo a especialista, os estilos mais escolhidos são o “rústico e boho”. Seus principais elementos são muita madeira, flores minimalistas e secas, tons de verde e branco, luzes de led e muito mais. O orçamento varia muito, “trabalho com clientes classe B/C e tenho pacotes a partir de 3 mil, mas a média do mercado é de 6 a 10 mil em uma decoração no campo, podendo variar de acordo com cada cidade”.

6. Muita atenção ao horário

Se você quer um lindo pôr do sol no momento de dizer sim. Conhecida também como “golden hour”, esse horário mágico possui uma linda luz, mas não dura muito tempo. É importante cronometrar todos os acontecimentos para aproveitar o cenário.

7. Oriente os convidados sobre o tipo de traje

Segundo a especialista, “o que está na moda hoje em dia é ser você mesmo”. Entretanto, “é legal os noivos decidirem um estilo e orientarem seus convidados com sugestões de trajes”. Isso pode ser feito por meio do site do casal ou informado no convite. O mais recomendado são roupas fluídas, leves e confortáveis. Outra informação importante é sugerir tipos de sapatos para as mulheres. Os saltos mais largos facilitam a locomoção no campo. Também é possível definir o traje dos padrinhos e das madrinhas.

8. Tenha soluções para os imprevistos climáticos

Ao escolher a data do casamento, é importante considerar as condições climáticas da época. Ainda assim, imprevistos podem acontecer. Por isso, a profissional de eventos enfatiza que é essencial ter planos B, C e muito mais. Escolha um local que tenha um salão coberto à disposição ou monte tendas e coberturas.

9. Capriche na iluminação

A iluminação do casamento no campo exige uma atenção especial, principalmente se for ao ar livre. A maioria dos eventos começa ao entardecer e adentra a noite. “Por isso é importante pensar no conforto e na segurança dos convidados, bem como na beleza da decoração”, explica a especialista. Os varais de led são muitos requisitados e criam um lindo cenário para as fotos.

10. Pense no conforto dos convidados

O conforto dos convidados é muito importante. Assim, cuide dos detalhes: providencie sombrinhas para amenizar o sol forte; disponibilize repelente; organize a disposição das mesas; na decoração, inclua passarelas que facilitem a locomoção.

A especialista cita um detalhe especial: “no cardápio, na cerimônia e na decoração, coloque elementos e objetos importantes para o casal. Isso trará personalidade para o evento”. No próximo tópico, veja uma seleção de fotos que te ajudará a visualizar o casamento dos seus sonhos.

30 fotos de casamento no campo para planejar seu grande dia

O casamento no campo é perfeito para diversos orçamentos. Seja com uma decoração intimista, uma produção simples ou um grande evento, não tem como negar que a beleza do cenário natural é impagável. Veja as inspirações:

1. O casamento no campo é um verdadeiro sonho

2. Ele é perfeito para quem gosta do estilo rústico

3. E para casais que amam a natureza

4. As plantas são o grande encanto da decoração

5. O arco de flores é um elemento muito romântico

6. Ele pode ser colocado na entrada do evento

7. Ou ser usado para criar um altar

8. A versão colorida fica ainda mais charmosa

9. Não esqueça da iluminação

10. E diga sim em um cenário apaixonante

11. Verifique a previsão do tempo muitas vezes

12. Deixe o ambiente mais confortável com uma passarela

13. E não esqueça do repelente

14. Que tal criar um mistério para a entrada da noiva?

15. A hora da festa também precisa de uma decoração caprichada

16. As lâmpadas e leds deixam o ambiente mais aconchegante

17. Seja para uma comemoração grande ou mais intimista

18. Os letreiros de led gigantes viraram tendência

19. A mesa dos padrinhos também merece uma atenção especial

20. Escolha arranjos de flores baixos

21. O sousplat vai deixar a composição da mesa mais refinada

22. Assim como os guardanapos e passantes de tecido

23. Olha que linda esta ideia!

24. As cadeiras dos noivos merecem um toque especial

25. Você pode acomodar os doces em pendentes

26. Ou em lindos móveis de madeira

27. Não esqueça de providenciar algumas tendas

28. Afinal, ninguém quer empecilhos em um dia tão importante

29. Vale a pena ter um lindo casamento no campo

30. E celebrar o amor em meio à natureza

Salvou suas inspirações preferidas na pastinha “casamento”, não é mesmo? Para continuar com os preparativos, confira os vídeos a seguir.

Casamento no campo: aprenda com quem entende do assunto

Nessa seleção de vídeos, especialistas em eventos falam sobre o casamento no campo. Ainda, há relatos de pessoas que vivenciaram a experiência. Para acabar de vez com a insegurança e conferir várias dica preciosas, é só apertar o play

Ponto de vista da noiva

Após seu casamento, a noiva Viih Rocha conta alguns detalhes muito importantes para se atentar antes do grande dia: por onde começar a organização, a relevância de uma cerimonialista, como definir a lista de convidados, preparativos com o vestido e muito mais.

Casamento no campo simples

Se o intuito do casal não é gastar muito, esse vídeo dá algumas sugestões para reduzir o orçamento. Essa tarefa fica mais fácil se o casal colocar a mão na massa e produzir alguns itens da decoração. A noiva também relata sua experiência.

Dicas valiosas para o grande dia

O planejamento garante a harmonia do evento! Confira algumas dicas que te ajudarão durante esse processo, por exemplo: horário para casar no pôr do sol, local e infraestrutura, lista de convidados, convites, preparativos para o “dia da noiva” e muito mais.

Decoração para casamento no campo

Nesse vídeo, a cerimonialista Mayara dá algumas opções de decoração para o casamento. As dicas incluem escolha dos móveis, estilos de objetos, tons de cores, tipos de flores, complementos para os corredores e passarelas, tipos de cadeiras, arcos de flores e mesa de drinks refrescantes. Veja!

Depois de tantas informações valiosas, sua celebração no campo será um sucesso. Para deixar esse dia ainda mais doce, confira as opções de bolo de casamento rústico que tem tudo a ver com esse estilo de evento.