7 dicas para uma festa junina em casa de dar orgulho a São João

Por

Não vai ter arraiá, gente… É MENTIRAAA. Todo e qualquer lugar pode ser perfeito para uma boa e velha festa junina, inclusive em casa. Então, para não correr o risco de faltar nada na comemoração, te ajudamos com dicas essenciais que deixariam São João orgulhoso. Continue a leitura com a gente e confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Dicas essenciais para organizar uma festa junina em casa

Não se faz festa sem pessoas, certo? Mas também não podemos esquecer das comidas, bebidas, música e decoração de Festa Junina. Uma boa atmosfera é essencial para deixar o clima frio de junho aconchegante e divertido, por isso é importante não esquecer de nada que faça com que a festa seja uma festa. Confira o que não pode faltar no seu arraiá!

1. Comidas salgadas

Festa junina sem comida típica não é festa junina, né? Então não se esqueça de incluir no cardápio os pratos já conhecidos na comemoração como, por exemplo, o milho. Também não deixe a tarefa de esquentar os compadres apenas com a fogueira, aposte nas receitas quentinhas. Espia só essa lista de pratos perfeitos pro seu arraiá:

Publicidade

  • Milho cozido
  • Cachorro-quente
  • Pastel
  • Pipoca
  • Pamonha
  • Espetinho
  • Curau de milho
  • Amendoim
  • Buraco quente
  • Caldo verde
  • Pão de queijo

2. Comidas doces

Depois do salgado, um docinho sempre cai bem. E se a festa contar com crianças, use e abuse dos quitutes que a molecada gosta, como balas, chicletes e afins. Dá uma olhada nas opções que podem fazer parte da mesa de doces:

  • Bolo
  • Canjica
  • Arroz doce
  • Paçoca
  • Pé de moleque
  • Pudim de milho
  • Pipoca doce
  • Churros
  • Quindim
  • Maçã do amor
  • Maria mole

3. O que servir para beber

Nem só de comida uma boa festa vive. Por isso, não se esqueça de providenciar bebidas que atendam aos gostos e restrições alimentares dos convidados! A dica principal aqui é diversificar: ofereça opções com e sem álcool, refrigerantes e sucos. Não quer deixar ninguém de fora? Siga a lista com algumas sugestões de bebidas:

Publicidade

  • Quentão (com e sem álcool)
  • Sucos
  • Refrigerantes
  • Chocolate quente
  • Vinho

4. Decoração perfeita

Além dos comes e bebes, o que dá mesmo aquela sensação de estar em uma festa junina é a decoração. Um bom arraiá sempre conta com as clássicas bandeirinhas, balões, e a indispensável fogueira. Para dar um brilho a mais no ambiente, utilize retalhos de tecidos coloridos, blocos de feno, palha e bexigas! Pra quem leva decoração a sério, lampiões e cordões de luz também são ótimas ideias.

5. Hora da brincadeira

Pra manter o espírito de união e diversão, as brincadeiras são parte importante da festa. Para fazer adultos, adolescentes ou crianças se renderem ao momento, busque diversificar as atividades. Pescaria, jogos de mira, baralho e bingo são ótimos para entreter. Para deixar mais divertido ainda, estabeleça prêmios para os ganhadores. Aposte também no correio elegante!

Publicidade

6. Para levar pra casa

O melhor da festa também é poder lembrar dela com carinho depois. Prepare lembrancinhas para os convidados! Além das ideias mais tradicionais como saquinhos de pipoca e miniaturas de espantalho, é possível soltar a criatividade e surpreender a galera. Você pode optar por embalagens criativas, artesanatos em biscuit ou EVA e kits com comidinhas.

7. Solta o som, cûmpádi!

Festa que é festa precisa de muita música. Além das clássicas canções juninas, um arraiá também pode contar com outros gêneros musicais. O importante é colocar na playlist o que agrada os convidados, por isso leve em conta a idade e a geração de quem está presente.

Você pode montar uma playlist colaborativa ou fazer uma breve pesquisa do que eles gostariam de ouvir. Aplicativos de música oferecem listas temáticas já prontas para dar play, utilize isso a seu favor e poupe tempo. Mas não se esqueça: um arraiá continua sendo um arraiá, dê espaço para os sucessos juninos!

Anotou? Então, agora, você já tem quase tudo o que precisa para preparar o melhor arraiá que sua casa já, viu! Além de toda a preparação das comidas, bebidas e ambiente, o que importa é a energia da festa. Dica de ouro: planeje tudo tendo em mente quem vai festar com você.

45 inspirações para turbinar a sua Festa Junina

A melhor parte de preparar uma festa é imaginar como ficará cada elemento dela. Está precisando de inspiração para o seu arraiá? Dá uma olhadinha nas fotos que selecionamos e surpreenda os convidados!

1. As bandeirinhas não podem faltar

2. E nem a mesa cheia de quitutes

3. Muuuitos quitutes

4. A louça também pode ser decorativa

5. E até seu cachorro pode entrar no clima

6. Quem não gosta de um acessório temático?

7. Todos estarem a caráter é essencial

8. E a decoração também precisa ser temática

9. Viu? A comida também entrou no clima

10. Invista na apresentação dos pratos

11. Uma mesa bem posta faz toda diferença!

12. Chame a atenção da criançada com os detalhes

13. Ninguém resiste à uma fofurinha dessa

14. E por quê não aproveitar o romantismo do Dia dos Namorados?

15. Balões de São João ficam lindos na decoração

16. Como não se apaixonar?

17. Não tem fogueira? Faça uma de papel!

18. Use a criatividade sempre que precisar

19. Principalmente na decoração

20. Utilize peças temáticas

21. E crie coisas novas!

22. São os detalhes que surpreendem

23. Não hesite em usar muuuita cor!

24. Se uma fogueira de verdade não for segura…

25. E se estiver sem grana, é só usar o que já tem em casa

26. Como esquecer de São João?

27. Dê as boas-vindas logo na entrada!

28. A visão de uma mesa dessas…

29. Os detalhes encantam qualquer um

30. Quem não iria assaltar um bolo desse?

31. E essas pamonhas quentinhas, então?

32. Tá dando água na boca…

33. Impossível não amar uma mesa de doces

34. E com uma decoração fofa dessa, menos ainda

35. Itens em miniatura são perfeitos para lembrancinhas

36. Cores pastéis deixam tudo mais leve…

37. E os detalhes em crochê, tudo mais fofinho!

38. Uma mesa pequena para quem mora em apartamento…

39. Ou grande, pra quem vai receber a família toda

40. Também tem espaço para os beijoqueiros

41. E quem não tem mozão, pode admirar um lindo bolo de milho

42. Ou esses suspiros belíssimos

43. Pelo menos de mãos vazias não vai sair, olha essa lembrancinha!

44. A melhor lembrança é sempre a da comida… Capriche!

45. Se não encontrar o amor na festa, tudo bem… Tem a maçã!

Com todas essas fotos é impossível não ter inspiração suficiente pra arrasar na decoração da sua festa junina em casa, né? Coloque muita criatividade e uma pitada de autenticidade, não vai ter erro!

Como fazer decoração de festa junina

Sua festa não precisa de um super orçamento para ficar perfeita. Uma ótima opção é colocar a mão na massa e confeccionar toda a decoração do arraiá, assim você economiza e ainda coloca um pouco do seu talento na comemoração. Separamos 4 vídeos para te ajudar nessa missão, olha só:

Tutorial de porta doces para festa junina

Aqui, você aprende a montar um porta doces junino para a mesa de quitutes, utilizando materiais simples como papel, prato descartável e rolinhos de papel higinênico. Os moldes para cada parte do produto estão disponíveis para impressão no link do vídeo!

Decoração de festa junina com materiais descartáveis

Já pensou em transformar o que iria para o lixo em uma decoração junina linda? Além de economizar, você ainda reutiliza materiais que não teriam mais finalidade. Esse tutorial te mostra como confeccionar um pote para doces, bolo, pipoca ou que mais servir apenas com retalho de tecidos, papelão e garrafa pet.

Dicas de decoração para mesa de festa junina

Se você já tinha em mente uma mesa junina perfeita, espere até ver esse vídeo. Neste tutorial bem humorado e cheio de dicas, você aprende como montar uma mesa decorada e cheia de comidinhas típicas para a comemoração.

Como fazer fogueira de papel

A famosa fogueira não pode faltar em um bom arraiá. E se não der pra ter uma de verdade, nada que uma papel não resolva! Este tutorial te ensina a produzir duas opções de centro de mesa em forma de fogueira utilizando papel, EVA, palitos de sorvete e cartolina. Na descrição do vídeo estão disponíveis todos os moldes usados!

Tem todas as dicas e inspirações em mente? Então faça sua lista de compras, arranje os materiais e parta para a missão de realizar uma festa junina incrível em casa. Quer deixar a festa com o clima da roça? Talvez um bolo de girassol caia bem!